menu

Jan 3, 2017

FRANKENSTEIN OU O PROMETEU MODERNO, por Mary Shelley




Título Original: Frankenstein: or the Modern Prometheus

Autora: Mary Shelley

Ano da primeira publicação: 1818.

      Certa noite, após uma longa conversa em que lorde Byron e Percy Shelley trataram da hipótese de aplicar o princípio vital da natureza a um corpo inerte, Mary Shelley teve um pesadelo inesquecível em que viu um monstro criado pela ciência humana. Este seria o ponto de partida de uma das obras mais proféticas da história da literatura: Frankenstein ou o Prometeu moderno, romance que explora temas como a moral científica, a criação e destruição da vida e a audácia da criatura em sua patética emulação com o Criador. Fonte: Saraiva.

Sobrevivi 2016! Espero que vocês tenham tido um ótimo ano, pro lado pessoal e literário! Eu poderia começar o ano com um lançamento, porém depois que li essa obra para uma disciplina da faculdade onde estudo literatura inglesa desde as antiguidades, eu fiquei apaixonada por esse livro e resolvi começar o ano com ele!!
 Sempre tive vontade de ler Frank, mas com tantos filmes eu achava que já sabia a história decorada, MENTIRA! EU DESCOBRI QUE EU NÃO SABIA ERA DE NADA, todas as adaptações que vi não têm quase nada a ver com o que se passa no livro. (Sem fazer julgamento de valor, por favor!)
      Não vou contar spoilers, mas gostaria de ressaltar alguns pontos que me chamaram atenção: os narradores e a forma como é narrado, temos as cartas no início, de Robert Walton, um capitão que acaba conhecendo a história sobre a criação do ser (monstro), Victor Frankenstein, o criador, que narra em primeira pessoa de maneira tão íntima que ele parece conversar com o leitor, e o narrador que mais me surpreendeu, o monstro ou ser, cujo não recebe nome, mas ficou conhecido popularmente como Frankenstein e conseguiu me ganhar por inteiro. Nunca na minha vida pensei que “o ser” pudesse ser tão desenvolvido e ter tantos sentimentos, no fundo acho que “o ser” é o personagem mais humano da obra.
      Frankenstein é sobre o poder do conhecimento, a ambição, o valor da vida e a morte, o amor e suas relações. É um livro de cenas fortes e pesadas, que te devora enquanto é devorado, sem dúvida era o livro de ficção cientifica que eu precisava para começar a ler com mais frequência este gênero maravilhoso.
      Se você já conhecia me conta o que achou, se não, me conta também! J Até mais.  


Ah gente, quem quiser pode acompanhar o blog pelas redes sociais, sempre tô postando no instagram e facebook.  

12 comments:

  1. Tem livros tão maravilhosos nesse mundo que a gente só sabe deles, uma publicação de 1818 deve ser muito legal de ler.
    Fiquei curiosa com o livro.

    ReplyDelete
  2. Aeee, sobrevivemos!!

    Eu li esse livro quando estava no ensino médio, mas acho que eu nunca parei pra pensar que a obra era tão antiga assim.
    Curti bastante a história na época.

    ReplyDelete
  3. Ah, adorei seu post!
    Eu não conheço o livro, aliás, aparentemente não conheço nada sobre a história.
    Vou procurar para ler.

    ReplyDelete
  4. Pois é, eu conheci diversas histórias sobre ele, mas foi no seriado Penny Dreadfull que mais me encantei pela história de verdade, pois não sabia muita coisa de verdade. Não sei se leria o livro, mas agora sei mais do que achava que era.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ReplyDelete
  5. Eu também achava que sabia...
    Ainda não sei dizer se gosto ou não dele rsrs
    Beijo!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  6. Olá,
    Achei super legal que você nos trouxe esse clássico para iniciar 2017 e espero que esse ano seja melhor que o anterior e de muito sucesso!
    Fiquei bem curiosa para conferir as diferentes narrativas e o porque de você dizer que "o ser" seja talvez o mais humano entre eles e quais os sentimentos que podemos perceber no decorrer da leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  7. Que bacana, espero ler alguns classicos nesse ano e vou anotar essa dica. Tambem nao conheço nada, espero poder ler

    ReplyDelete
  8. Olá!
    Eu assim como você só conheço essa história de ver filme, nunca parei para ler um livro. Agora fiquei curiosa para saber o que tem de novo no livro.
    Adorei saber que você gostou e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  9. Oiie, tudo bem?

    Ainda não tinha lido nada sobre o livro. Conhecia a história apenas através de filmes. Fiquei bem curiosa para ler. Adorei a dica!

    beijos
    Lê e ler

    ReplyDelete
  10. Olá, apesar de ser um livro que não leria, concordo com você também não sei nada sobre o Frank, o que vemos em filmes é um terço dos livro kkk Parece uma ótima leitura, mas vou passar, bjs

    ReplyDelete
  11. Oie, Gisele!
    Adorei saber que a gente não conhece nada do personagem, hahaha.
    Fiquei curiosa pra saber mais e descobrir o que tem por trás da história do Frankstein! Normalmente vemos nos filmes algo bem deturpado e diferente, né? É aquilo: a adaptação quase nunca vai ser igual ao livro!
    Algum dia vou querer ler e comparar com certeza.
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ReplyDelete
  12. Olá! Acho muito interessante a leitura de clássicos, quero ler alguns esse ano... Seu post ficou muito legal, parabéns!

    Beijo

    ReplyDelete